DESCONTÁGIO

O jeito simples de aprender.

CARACTERÍSTICAS

Manual

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SOBRE O JOGO

Descontágio é um jogo didático desenvolvido pela equipe de Biologia do VI Desafio de Projetos – Meninas na Ciência, realizado no Conecta IF 2018 em Brasília. A equipe escolheu desenvolvê-lo visando trazer conscientização para alunos do ensino médio sobre zoonoses de importância para as diferentes regiões do território brasileiro, fazendo com que de forma dinâmica e divertida os alunos aprendam sobre as doenças. Dessa forma, espera-se alcançar uma maior fixação desses conteúdos de biologia, assim como ensiná-los a prevenir tais enfermidades, trazendo assim maior formação cidadã e ganhos para a saúde pública.

Público alvo

O Jogo foi desenvolvido para alunos dos três anos do ensino médio, podendo ser aplicado como forma de fixação de matéria já aplicada ou como forma introdutória de conteúdo.

CONTEÚDO ABORDADO

Foram escolhidas quinze zoonoses para o jogo, sobre as quais serão abordados: agente (s) etiológico (s), formas de transmissão, sintomas, formas de prevenção e epidemiologia no território brasileiro. As doenças abordadas pelo jogo são:
doença
de Chagas, Leishmaniose tegumentar americana, Leishmaniose visceral, Raiva, Dengue, Toxoplasmose, Malária, Febre amarela, Esquistossomose, Febre
maculosa, Leptospirose, Ascaridíase, Ancilostomíase, Teníase e Zika.

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REGRAS DO JOGO


Número de participantes:

2 a 5 participantes.
Componentes do jogo
1 tabuleiro dobrável;
1 dado;
15 cartas de sintomas;
15 cartas de agente etiológico;
15 cartas de transmissão;
15 cartas de prevenção;
15 cartas de epidemiologia;
15 cartas guias das doenças;
15 cartas de sorte ou azar;
15 cartas de roteiro individual;


Objetivo


Descobrir qual é a doença da sua carta guia através da coleta das informações disponíveis ao longo do jogo.


Como jogar

Antes de começar o jogo cada estudante deve sortear uma carta de roteiro individual, que corresponderá à doença que ele deve descobrir qual é. Esta carta contém o código de números para as informações da doença. Os alunos devem jogar o dado, quem tirar o maior número começa o jogo, os outros estudantes vão seguir a ordem decrescente dos números tirados. O aluno que vai começar deve jogar novamente e avançar o número de casas que tirar. Ao longo do tabuleiro vão ter cinco casas de informação correspondentes a cada uma das informações da doença: agente (s) etiológico (s), formas de transmissão, sintomas, formas de prevenção e epidemiologia no território brasileiro. Se o estudante andando de acordo com o número tirado ao rolar o dado parar em cima da casa de informação, ele recebe a carta com a informação sobre a doença do seu roteiro. Caso ele não consiga pontuação no dado que pare nesta casa, passando direto, ele deve optar entre voltar no tabuleiro até a casa de informação e receber a carta sobre a sua doença ou prosseguir no jogo. Se o estudante cair em uma casa coringa, ele pode obter qualquer carta das casas de informação que ele já tenha passado sem ter que retornar ao local delas no tabuleiro. Se ele cair em uma casa de sorte/azar ele deve sortear uma carta de sorte/azar e seguir as recomendações. O jogo termina quando todos os estudantes descobrirem de qual doença se trata.

GABARITO DO JOGO


Card     Doença


1             Leishmaniose visceral
2              Toxoplasmose
3              Malária
4               Febre maculosa
5              Febre amarela
6              Raiva
7              Ascaridíase
8              Doença de Chagas
9              Teníase
10               Dengue
11               Leptospirose
12              Esquistossomose
13              Ancilostomíase
14              Zika
15              Leishmaniose tegumentar americana

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